top of page

Vendedores do Mercado Livre e Mercado pago são vítimas de golpe. O cliente é roubado e deixa de vend


Aconteceu de novo, os clientes do Mercado Livre tem um prejuízo enorme.


O empresário “Eduardo Pinheiro” foi a vítima da vez, segundo relata:


“...o ocorrido se deu na data de 04/04/2019 compreendido entre 12:00 e 19:08 horário de Brasília. Aconteceu que neste espaço de tempo, por volta de 14:00 hrs, identifiquei que todo e qualquer acesso ao e-mail cadastrado e a conta do Mercado Pago / Mercado Livre, ambos tinham sido suspensos e consequentemente meu sinal de celular registrado na operadora Tim estava com a informação “Sem serviço”. Notei naquele momento a impossibilidade de fazer a conexão e retomar as atividades diárias, dando andamento às responsabilidades do processo de vendas através da plataforma.  Ao tentar resgatar as senhas,  a opção estava inviabilizada no momento, uma vez que a confirmação e dupla verificação de segurança do Mercado Livre e e-mail, são feitas através de código enviado via SMS para o número de celular do cadastrado. ”


Em contato com a operadora de telefonia, o empresário descobriu que a coisa era bem pior, “os golpistas se aproveitam de falhas no processo das operadoras de telefonia e sequestram a sua linha” diz ele. Complementa que tem certeza que os dados cadastrais como exemplo: e-mail de uso exclusivo para a operação e informações sobre as suas vendas, estoque e faturamento vazaram de dentro do Mercado Livre, de outra maneira, como saberiam que ele tinha quase R$ 200.000,00 disponíveis em sua conta e estenderiam a tentativa de invasão para sua conta bancária que também possuía a informação disponível somente na plataforma do Mercado Livre?



Este tipo de golpe é comum no Mercado Livre / Mercado Pago que depois de ser acionado pelos clientes roubados, para piorar a situação, bloqueiam a conta para averiguação, ou seja, além de ser roubado o cliente deixa de vender, tem o dinheiro gerado por suas negociações retido e seu prejuízo só aumenta.


Como funciona o golpe


Ainda não se sabe como os golpistas escolhem as vitimas, mas, em posse dos dados da conta do Mercado Livre (número do telefone, endereço de e-mail e contas bancárias cadastradas na plataforma) dão "aquele" jeitinho e corrompem ou enganam funcionários das operadoras de telefonia que transferem a linha telefônica da vítima para os golpistas (existem casos que roubam a linha, transferindo a linha para o CPF de outra pessoa).


Em posse da linha telefônica da vítima fazem o reset de todas as senhas e validações tomando a posse e o controle não só das contas no Mercado Livre, existem relatos de pedido de empréstimos por WhatsApp, acesso às contas bancárias, realização de transferências e etc.



O que fazer?


Em casos como estes o melhor é fazer um boletim de ocorrência e procurar um advogado especialista em Direito Digital. O advogado pode notificar extrajudicialmente a empresa de comércio eletrônico bem como as empresas operadoras de telefonia e sendo necessário, poderá propor ação para a reparação de danos materiais, morais e lucros cessantes.


Como todo o conjunto de provas a ser obtido e apresentado está em meio digital, recomenda-se procurar um especialista no assunto.

Por Dr. Mauricio da Silva, OAB/SP 393.395: Especialista em Direito Digital e Perito Forense Computacional.

Contato (11) 99220-8055

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page