Notícias falsas ultrapassam as verdadeiras no Facebook

O BuzzFeed realizou um levantamento que comprova que as notícias falsas tiveram desempenho superior ao das verdadeiras durante a etapa final da campanha. E os links mentirosos com mais força demonstravam claro apoio ao republicano Donald Trump, que acabou eleito.

 

Ao longo dos três meses que antecederam o pleito, as 20 histórias políticas falsas que mais viralizaram geraram 8.711.00 compartilhamentos, reações e comentários no Facebook, segundo o levantamento. No mesmo período, os 20 links jornalísticos com melhor desempenho registraram 7.367.00 tipos de engajamento.

 

O estudo do BuzzFeed revela que até aquele momento o conteúdo verdadeiro estava à frente, mas as coisas se inverteram na etapa final da campanha — justamente o momento crucial para o processo.

 

As cinco principais histórias falsas naqueles três meses diziam que o papa Francisco estava apoiando Trump, que a democrata Hillary Clinton tinha vendido armas para o Estado Islâmico e estava ligada à morte de um agente do FBI. A força que esses tipos de links ganharam na reta final sugere que a rede social pode, sim, ter ajudado a converter votos a favor de Trump.

 

Um porta-voz do Facebook disse ao BuzzFeed que as histórias campeãs de engajamento não refletem o cenário geral do site. “Há uma longa calda de histórias no Facebook”, comentou. “Pode parecer que as principais histórias recebem muita atenção, mas elas representam uma pequena fração do total.”

 

É a mesma linha seguida pelo CEO Mark Zuckerberg, que tem feito declarações negando qualquer influência da plataforma no resultado. Essa posição, entretanto, é contrariada até mesmo dentro do Facebook, onde um grupo de funcionários vem estudando formas de desafiar o que diz o patrão.

 

Apesar das negativas, o Facebook admitiu que tem um problema com a disseminação de notícias falsas e anunciou que proibiria esses links de usar suas plataformas de publicidade — seguindo iniciativas do Google, que tinha acabado de avisar que faria o mesmo, já que esse tipo de conteúdo também ganha bastante força no seu mecanismo de busca.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cliente que foi induzido por hackers a transferir dinheiro será ressarcido por banco

June 17, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload